História do REIKI

Dr. Mikao Usui

Esta técnica de cura foi trazida até nós, depois de muitos anos caída no esquecimento, pelo teólogo Japonês Dr. Mikao Usui no final do século XIX, e todos os sistemas que não respeitem os  ensinamentos transmitidos por Usui não podem ser assim denominados.

Dr. Mikao Usui leccionava numa universidade cristã, em Kioto, no Japão até ao dia em que decidiu abandonar o ensino e procurar uma explicação para o método de cura de Cristo. Durante cerca de 10 anos procurou a resposta por todo o Japão, China e Estados Unidos, através de estudos e investigações insistentes e meticulosas de textos cristãos e de diversas outras culturas e métodos onde era reconhecido terem existido práticas de cura.

Posteriormente através do estudo de antigos textos do Budismo Tibetano, o que o levou a ter de aprender a antiga linguagem sagrada “sânscrito”, e do estudo dos ‘Sutras’ (manuscritos budistas), Sensei Usui encontrou as referências mais antigas ao Reiki,  existiam registos de técnicas de harmonização através das mãos há mais de 8mil anos e obteve acesso a símbolos (yantras) e sons (mantras) sagrados. Empreendeu então no Monte Kurama perto da cidade de Kyoto (Japão), um retiro de 21 dias de jejum, meditação e oração rigorosos e transcendentes,  e na última manhã do retiro em Março de 1922 viu um clarão muito forte, sentindo a experiência de uma poderosa luz espiritual – a luz de sintonização da energia Reiki - recebendo a transmissão de vários símbolos e percebeu que lhe estava a ser revelado o segredo da activação da energia da vida para a cura.
Posteriormente através de uma prática insistente com muita disciplina e dedicação Mikao Usui atingiu a compreensão e entendimento total dos ensinamentos recebidos, o que permitiu a aplicação e o uso desta Energia Cósmica na cura de outras pessoas.

A vida de Mikao Usui, após este processo de redescoberta, foi dedicada ao REIKI, ensinando o método a muitos pessoas e alunos na escola que fundou em Tokyo em 1922, a USUI SHIKI RYOHO GAKKAI,  e recebeu o reconhecimento do governo japonês, que lhe entregou a distinção Kun San-To pelos seus extraordinários méritos humanitários.

A USUI SHIKI RYOHO GAKKAI criada por Mikao Usui, continua até os dias de hoje ensinando e praticando o Reiki no Japão. Usui foi seu primeiro presidente e desde então houve cinco presidentes sucessivos – sr. Ushida, sr. Aketomi, sr. Watanabe, sr. Wanami e a presidente atual, sra. Kimiko Koyama, com 91 anos de idade e que pratica Reiki desde aproximadamente 21 anos. 

Pelo conhecimento que temos é impossível traçar o início humano do que agora chamamos REIKI, É, no entanto, possível encontrar na história da humanidade numerosas referências testemunhando técnicas similares.


 

Hawayo Takata

O REIKI, foi introduzido no Ocidente por uma Srª havaiana, de nome Hawayo Takata (1900-1980). 

A Sra.Takata Nasceu no Hawai, filha de pais japoneses, com nacionalidade Americana, quando um dia lhe foi diagnosticado um tumor, resolveu viajar para o Japão para consultar um médico seu amigo, após muitos exames, foi-lhe dito que a sua única esperança residia na cirurgia, recusou e abandonou o hospital, encontrando o mestre de Reiki Dr. Hayashi (1878-1941) - que tinha sido formado por Mikao Usui -  e perante a sua recusa a ser operada a aceitou tratar com a energia Reiki. 

Após ter sido curada da sua enfermidade na clínica de Reiki do Mestre Hayashi, pernameceu no Japáo ficou a trabalhar com ele desenvolvendo o seu conhecimento neste método terapêutico.
Em 1937 regressou a casa abriu uma clínica no Hawaii, tornando-se assim na primeira pessoa a práctica e ensinar Reiki nos Estados Unidos e Canadá.
Apenas na casa dos setenta anos é que a Sra.Takata preparou outros Mestres Reiki para a sucederem, totalizando 22 até dezembro de 1980. 

Era desejo da Sra. Takata que o Reiki se torna-se  uma forma de cura conhecida e respeitada em todo o Mundo.

Os sucessores da Sra. Takata espalharam-se por toda a América e Europa. Porém com o passar do tempo, seus ensinamentos foram sendo modificados, talvez pelo fato de que estes foram passados verbalmente e não como são passados no Japão, por anotações escritas.

Alguns professores incorporaram ao Reiki, suas próprias filosofias culturais ou modalidades de cura. Alguns adotaram símbolos novos e mantras. Daí as várias “linhagens” ou sistemas de Reiki encontradas no Ocidente.
 

 

Dr. Chujiro Hayashi

Dr. Chujiro Hayashi, um oficial da Marinha aposentado, fundou a primeira clínica REIKI em Tóquio, Japão.
Ele conhecera Mestre Usui quando este andava pelas ruas com uma tocha acesa à luz do dia, para que as pessoas focalizassem a atenção na Luz e elevassem a consciência em preparação ao REIKI. Dr. Hayashi foi um dos dezessete Mestres iniciados REIKI e manter acesa a tocha REIKI. Na clínica, Dr. Hayashi iniciou treze mestres. 

Com a aproximação da II Guerra Mundial, contudo, Dr. Hayashi decidiu iniciar mulheres – sua esposa e Hawayo Takata, uma japonesa do Havaí, a fim de que a tradição REIKI fosse preservada.